Primeiro de tudo, todo mundo começa apenas com Stamina. Stamina é a energia que usamos todo dia para correr, respirar, andar, fazer exercícios, etc. Toda hora que descançamos, nossa Stamina se repõe. Comida, descanço e exercícios são os 3 mais importante fatores no uso e na capacidade da Stamina. Se uma pessoa dormir tempo suficiente, comer bem e se exercitar diariamente, não vai haver problema algum usando a Stamina. Isso é muito importante porque a Stamina cria Chakra, então, se não houver Stamina, não vai haver Chakra, assim, o shinobi não poderá lutar. O Taijutsu usa Stamina, enquanto Ninjutsu e Genjutsu usam Chakra. Tomemos esse exemplo: O Naruto possui todo o Stamina dele, então quer dizer que ele pode realizar qualquer Tai, Gen ou Nin que ele saiba.
Outro exemplo: Naruto está convertendo sua Stamina em Chakra, e com sucesso. Isso precisa de muito treinamento, e é a parte onde grande quantidade de Stamina é perdida. Isso acontece porque o usuário precisa saber a quantidade exata de Chakra a ser usado para executar a técnica em mente. Então, se o ninja não sabe quanto de Chakra ele necessita usar, ele não consegue converter corretamente. Além de que, o ninja também deve ser capaz de concentrar apenas o suficiente para converter em Chakra, o que é bastante difícil durante uma perigosa batalha. Isso explica porque ninjas em desvantagem e novatos são aqueles que gastam grande parte de seu Chakra e Stamina. Enfim, note que isso só conta para Nin e Gen Jutsu, porque o Taijutsu precisa de absolutamente nenhuma conversão.
Agora teremos Naruto numa continuação do que foi dito antes. Ele converteu 30% de sua Stamina em Chakra, o que faz ele ficar com 70% de Stamina restante. Agora, para usar seu Chakra corretamente ele gasta 10% de seu Chakra total para fazer o Bunshin No Jutsu, que faz ele ficar com 20% de Chakra restante. Agora, se ele efetuou com sucesso o jutsu, ele pode usar 20% de seu Chakra restante para fazer o Henge No Jutsu. Mas ele usou apenas 10% para isso, deixando 10% de Chakra restante, que ele acabou perdendo.
Agora, como exemplo, tomaremos Sasuke. Sasuke está prestes a fazer um Bunshin No Jutsu. Primeiro, como qualquer outra técnica, ele transforma sua Stamina em Chakra usando um selo com as mãos. É aí que ele é fraco, porque mesmo criando a quantidade necessária, ele criou um pouco mais de Chakra. Em seguida, ele foca seu Chakra, e consegue criar 4 Bunshins. Como você pode notar, o excesso dos 10% é deixado pra trás, e assim, gasto. Isso quer dizer que mesmo que o ninja saiba o quanto de Chakra ele deverá precisar, erros como esse podem ocorrer, e o usuário pode transformar mais Chakra, deixando ele exausto.
Agora, teremos Naruto tentando fazer um Bunshin No Jutsu também. Ele não tem muita habilidade em converter Stamina em Chakra, e usar o seu Chakra da forma correta. Como dito antes, a quantidade mais certa paraesses exemplos é de 10%. Então, Naruto começa (erradamente) convertendo 50% de sua Stamina total em Chakra. Isso quer dizer que ele deveria criar 5 bunshins no total. Mas devido á sua má habilidadem ele falha, e acaba criando apenas 1 bunshin. Isso aconteceu porque ele não pode controlar seu Chakra e forçá-lo a um Bunshin corretamente. Isso resultou numa perda de 40% de Chakra, que é uma grande quantidade, considerando que apenas 50% de sua Stamina restou. Porém, isso não é um problema incorrigível, treinando subindo nas paredes e andando na água pode acabar com essa incontrolabilidade do Chakra.
Para finalizarmos, a última observação: se um shinobi não consegue criar mais Chakra, o que significa que ele possui 0 de Stamina, ele ou ela morre, ou pelo menos fica nocauteado. Isso propõe um grande perigo, porque ninjas não experientes em controle de Chakra, podem facilmente ser mortos se eles não tomarem cuidado. Isso encerra nosso guia sobre o Controle do Chakra.
Oque e kegengenkai?
ResponderExcluir